Na Panvel, genéricos e marca própria ocupam o espaço da Ivermectina e dos testes de covid

Panvel

Um impulso dos medicamentos genéricos aliado à estratégia de produtos próprios e entrega rápida no e-commerce permitiram à Panvel crescer em vendas mesmo em relação a uma base pouco comparável. O grupo gaúcho apresentou receita bruta 14% superior no primeiro trimestre, de R$ 1,1 bilhão, agora sem o impulso da pandemia — no início de 2022, a variante ômicron fez disparar a procura por testes de Covid, máscaras e medicamentos.

Na rentabilidade, no entanto, a pressão de custos do setor e as despesas financeiras apertaram o lucro líquido em 14%, para R$ 20,8 milhões no trimestre. Ainda assim, com o investidor colocando tudo quanto é varejo no mesmo balaio, a Panvel pode se gabar de uma alavancagem de apenas 0,8 vez, com R$ 257 milhões no caixa.

Com o fim do efeito pandemia, o crescimento de 22,5% na venda de genéricos e de 25,8% em higiene e beleza compensou as perdas em vendas de Ivermectina e testes de covid. O desempenho nas categorias é fruto de uma estratégia de parcerias que a rede de farmácias, da distribuidora de medicamentos Dimed e do laboratório Lifar, já vinha firmando com a indústria e fornecedores para oferecerem os mesmos compostos dos medicamentos de referência a preços mais acessíveis.

“Nos últimos anos, a gente passou por uma série de negociações com a indústria para disponibilizar as moléculas com preço mais adequado para o nosso cliente”, diz Antônio Napp, CFO e diretor de RI da Panvel ao Pipeline.

No segmento de higiene e beleza, a rede de farmácias consegue atuar com margens maiores da marca própria — historicamente superior a 35%. O private label já representa mais de 7% de todo o resultado da Panvel e 20% se considerada apenas sua categoria, que não inclui remédios. São cerca de mil SKUs, entre vitaminas, curativos, produtos de beleza, higiene e bem-estar.

Veja a matéria completa na íntegra: Pipeline – Valor

 

Private Label Brazil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.