Private Label Brazil Feira de Marcas Próprias

Marcas

Próprias

As Marcas Próprias (também conhecidas como Private Label) são categorias de produtos e serviços vendidos por um varejista com a sua própria marca, normalmente fabricados por terceiros especializados naquele tipo de item, como alimentos, higiene pessoal e cosméticos, itens de limpeza, roupas e até dispositivos eletrônicos, por exemplo.

Private Label Brazil Feira de Marcas Próprias

Há referências do que viria a ser chamado de “Marcas Próprias” ainda no século 19, nos EUA, quando alguns varejistas compravam itens de fabricantes e os vendiam com sua identificação a preços mais baixos do que os produtos de marcas conhecidas. 

No entanto, considera-se como ponto de partida do moderno modelo de MP as iniciativas desenvolvidas por varejistas franceses nos anos 1950 e ingleses na década seguinte, responsáveis por levar o conceito para o restante da Europa e do mundo. Talvez por isso, ainda hoje, o continente europeu seja onde o segmento é mais desenvolvido.

Até alguns anos atrás, as MP ainda eram associadas a produtos de qualidade inferior, unicamente baseados no fator preço, pois os varejistas não investiam em pesquisa e desenvolvimento. No entanto, as mudanças na tecnologia de produção, entre outros fatores, permitiram obter produtos com preços mais baixos sem abrir mão da qualidade, o que ajudou a aumentar a sua adesão por parte dos consumidores. 

Século XIX

Nos Estados Unidos varejistas começam a adquirir produtos do fabricante e a vendê-los com preço mais baixo em relação marcas estabelecidas. Tratava-se de uma estratégia unicamente focada em preço e categorias de produtos bpasicos, geralmente de qualidade inferior.

Private Label Brazil Feira de Marcas Próprias
imagem: kchistory.org

Século XX

Varejistas europeus começam a adotar estratégias mais próximas do que hoje conhecemos como Marcas Próprias. Alguns deles começam a investir em pesquisa e desenvolvimento para melhorar a qualidade dos produtos e o conceito se expande pelo mundo.

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Anos 2000

As Marcas Próprias ganham cada vez mais importância, e alguns varejistas começam a desenvolver linhas de alto nível para competir e se diferenciar das marcas tradicionais, utilizando seu próprio nome ou criando marcas específicas, inclusive por linha de produto.

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Mercado em

Expansão

Nos dias atuais, as Marcas Próprias são adotadas pelos consumidores em todo o mundo e já representam uma fatia significativa do mercado de varejo. Segundo dados da NielsenIQ (Out22), as MP respondem globalmente por 19,4% do valor das vendas dos produtos de giro rápido, embora os números variem muito conforme a região.

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% das MP sobre o total de vendas de produtos de giro rápido. Fonte: NielsenIQ

Mercado

Brasileiro
Grande Potencial

No Brasil, o desenvolvimento das Marcas Próprias se deu inicialmente com produtos vendidos pelo nome da categoria e unicamente focados no “preço baixo” (anos 1970). Nas duas décadas seguintes, passam a ser exibidas a marca do varejista nas embalagens e começam a ser feitos investimentos em qualidade e diferenciação. Com a chegada dos anos 2000, além do aspecto da qualidade, passa-se a buscar agregar valor aos produtos, sem perder a referência de preço, mas sem que este seja o elemento fundamental da estratégia das marcas próprias.

Mesmo com o crescimento registrado nos últimos anos, o mercado de MP na América Latina – e no Brasil em particular – apresenta grandes oportunidades de crescimento.