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36% dos consumidores pretendem comprar mais marcas próprias do que em 2022

36% dos consumidores

Segundo McKinsey & Company e pela EuroCommerce 36% dos consumidores pretendem comprar mais marcas próprias do que em 2022.

53% dos consumidores na Europa planeiem poupar mais dinheiro nos seus cabazes de compras. A pressão sobre as margens continua a ser uma das principais preocupações do sector, com 88% dos gestores europeus a referirem esta questão como predominante nos próximos meses. À medida que a pressão do mercado aumenta, cresce a necessidade de inovação empresarial, economias de escala e investimento para proteger o futuro do negócio.

Estas são algumas das principais conclusões do estudo “Living with and Responding to Uncertainty: The State of Grocery Retail 2023”, elaborado pela McKinsey & Company e pela EuroCommerce, que analisa as principais tendências que irão moldar o sector alimentar nos próximos anos. O estudo baseia-se nos resultados de entrevistas realizadas a 50 CEOs de empresas do sector alimentar na Europa e num inquérito a mais de 12.000 consumidores em onze países europeus (Reino Unido, Alemanha, Espanha, França, Itália, Países Baixos, Polónia, Suécia, Suíça, Bélgica e República Checa).

A inflação e a crescente sensibilidade dos consumidores aos preços e às promoções foram os temas que dominaram o panorama da indústria alimentar europeia em 2022. No ano passado, o setor registou a maior queda das margens em cinco anos e o volume de negócios na Europa caiu 7,1%, principalmente devido à inflação.

«Proteger os consumidores da inflação e do aumento dos custos da energia tem sido um grande desafio para os retalhistas e grossistas na Europa, aumentando a pressão sobre margens já relativamente comprimidas», comenta Ana Paula Guimarães, sócia da McKinsey & Company.

Além da análise económica, o estudo identifica algumas das principais tendências de consumo que irão moldar o setor este ano, como as medidas de poupança que a maioria dos consumidores planeia tomar, uma homogeneização dos hábitos de compra entre famílias de alto e baixo rendimento e o crescimento da marca própria. A quota de marcas próprias aumentou em média 1,9% em toda a Europa. Em 2023, à medida que os consumidores planeiam reduzir ainda mais os seus gastos, 53% afirmam que desejam poupar dinheiro em alimentos e 36% dos consumidores dizem que pretendem comprar mais marcas próprias do que em 2022. E mesmo que as condições de mercado melhorem, os consumidores podem continuar a comprar marcas próprias, visto que 84% dos inquiridos afirmam que a qualidade das marcas próprias é semelhante ou superior à qualidade dos produtos de marca.

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