Os termos são muito confundidos atualmente, pois possuem um significado similar, entretanto, têm importante diferenças significativas. Em ambos os casos, são discutidos modelos de negócios que têm como base a parceria entre duas companhias, sendo uma responsável pelo desenvolvimento e fabricação de produtos e outra pelo desenvolvimento das estratégias de vendas.
White Label revela-se um modelo de negócios que descreve a parceria entre fabricante e comerciante, em que o primeiro é responsável pelo desenvolvimento e produção do produto, enquanto o segundo desenvolve a estratégia de vendas. Ou seja, trata-se de uma relação na qual um produto é fabricado por uma empresa e comercializado por outra.
Private Label possui o mesmo princípio, isto é, uma empresa comercializando produtos desenvolvidos por terceiros, mas que possuem sua marca estampada. Contudo, neste caso, o fabricante assina um contrato de exclusividade com o vendedor, ficando impedido de vender o mesmo produto para outras marcas. Nesse caso o produto é criado exclusivamente para a marca, de modo que nenhuma outra loja poderá ter o mesmo item em seu catálogo.