Private Label Brazil Feira de Marcas Próprias

White Label x Private Label: qual o melhor modelo de negócios?

Os termos são muito confundidos atualmente, pois possuem um significado similar, entretanto, têm importante diferenças significativas. Em ambos os casos, são discutidos modelos de negócios que têm como base a parceria entre duas companhias, sendo uma responsável pelo desenvolvimento e fabricação de produtos e outra pelo desenvolvimento das estratégias de vendas.

White Label revela-se um modelo de negócios que descreve a parceria entre fabricante e comerciante, em que o primeiro é responsável pelo desenvolvimento e produção do produto, enquanto o segundo desenvolve a estratégia de vendas. Ou seja, trata-se de uma relação na qual um produto é fabricado por uma empresa e comercializado por outra.

Private Label possui o mesmo princípio, isto é, uma empresa comercializando produtos desenvolvidos por terceiros, mas que possuem sua marca estampada. Contudo, neste caso, o fabricante assina um contrato de exclusividade com o vendedor, ficando impedido de vender o mesmo produto para outras marcas. Nesse caso o produto é criado exclusivamente para a marca, de modo que nenhuma outra loja poderá ter o mesmo item em seu catálogo.

Fonte: Site Barra
Private Label Brazil Feira de Marcas Próprias

Compradores optam por produtos de Marcas Próprias

A queda no volume de vendas dos supermercados continuou inabalável em 2023, com dados de empresas de pesquisa de mercado mostrando que essa queda chegou a 1,7% no primeiro trimestre do ano.

Paralelamente, o volume de negócios apresentou um aumento de 8,9%, sendo o crescimento puramente inflacionário, uma vez que o aumento dos preços por artigo ascendeu a 10%.

Os consumidores também continuaram a optar por produtos de marca própria, desenvolvendo novos comportamentos, como trocar de marca com mais frequência, escolher produtos com prazo de validade próximo e geralmente vendidos a um preço mais baixo e comprar produtos a granel em vez de embalados. A maioria das compras é feita na primeira quinzena do mês, depois desaparece em grande parte, apenas para recomeçar assim que as pensões são pagas.

Fonte: Ekathimerini (inglês)
Quer ficar por dentro das novidades do setor? Participe da Private Label Brazil, o principal encontro de Marcas Próprias e Terceirização da América Latina.
Private Label Brazil Feira de Marcas Próprias

Design de embalagem: mais que estética, uma estratégia empresarial

A embalagem tornou-se um elemento fundamental no nosso cotidiano, mas sempre esteve presente na história da humanidade. Dessa forma, sua principal função é proteger e possibilitar o transporte e o armazenamento eficiente de um produto na cadeia de distribuição.

Com o avanço da tecnologia e o período da Revolução Industrial, muitos produtos foram criados de acordo com a necessidade da época. Diante do progresso desses produtos, embalagens entraram em vigor e foram se adaptando com o tempo, entretanto, os produtos tornavam-se muito similares nas prateleiras, sem diferenciação entre si.

Percebeu-se, então, um aumento da importância do design, isto é, ele não era mais responsável apenas pela questão estética dos produtos, mas também se tornava estratégico para as empresas, um gatilho para a memória do consumidor no momento da seleção de produtos no ponto de venda.

Fonte: Embalagem Marca
Quer ficar por dentro das novidades do setor? Participe da Private Label Brazil, o principal encontro de Marcas Próprias e Terceirização da América Latina.