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Sustentabilidade é fundamental para o crescimento de Marcas Próprias

Sustentabilidade

Se há uma coisa que os consumidores deixaram claro recentemente, é que eles não estão presos aos seus velhos hábitos de compras. Após a inflação de dois dígitos, que fez disparar o custo dos bens domésticos, a fidelidade do consumidor tem sido escassa, pois os compradores continuam a buscar alternativas mais baratas. Uma pesquisa deste ano descobriu que apenas 22% dos consumidores planejam permanecer fiéis aos produtos em que confiam, independentemente do preço. O restante diz que buscará melhor valor onde quer que o encontre.

O declínio da fidelidade à marca criou uma enorme abertura para produtos de marca própria. As vendas de bens de consumo de marca própria aumentaram 11% ano passado, sem dúvida em grande parte por causa dos consumidores preocupados com os preços. Mas os varejistas estariam cometendo um erro ao presumir que os consumidores estão comprando apenas com base no preço. Um estudo de tendências de alimentos e bebidas dos EUA de 2023 revelou que 74% dos consumidores provavelmente continuariam comprando marcas de marca própria, mesmo que o preço não fosse um problema. A marca própria é cada vez mais vista não apenas como uma alternativa mais barata, mas também como um valor melhor. Algumas marcas próprias, como a Tesco no Reino Unido, superam regularmente as marcas nacionais em classificações de preferência geral de marcas.

As percepções crescentes de maior valor deixam espaço para marca própria para o crescimento contínuo do mercado, à medida que se expande além dos preços mais baixos para os níveis intermediários. Para continuar atendendo a essas percepções, no entanto, marcas e varejistas terão que continuar controlando os preços, mantendo a qualidade acima das expectativas. Para realmente maximizar a participação de mercado, no entanto, eles também devem considerar a sustentabilidade. Cada vez mais pesquisas mostram que a sustentabilidade impulsiona as decisões de compra em todos os níveis de preço, com 79% dos consumidores dizendo que trocariam de marca em favor de uma opção mais sustentável.

Uma nova pesquisa da McKinsey e NIQ sugere que essas preferências de sustentabilidade já estão ajudando a impulsionar a mudança dos consumidores para marcas próprias. O estudo descobriu que os produtos que fazem reivindicações ambientais, sociais e de governança (ESG) alcançaram um crescimento mais rápido do que os produtos sem elas. Curiosamente, esse crescimento foi maior para produtos de marca própria. Em 88%das categorias de produtos , os itens de marca própria que fazem declarações ESG tiveram aumentos de vendas desproporcionais.

A preferência dos consumidores por produtos que fazem declarações ESG foi consistente em quase todos os grupos demográficos, não apenas nas famílias de renda mais alta. Isso apresenta várias oportunidades estratégicas para os varejistas. Percepções de maior sustentabilidade podem ajudar a justificar preços mais altos ou permitir que o varejista aumente o volume enquanto mantém os preços para conquistar participação de mercado adicional.

Cumprir a sustentabilidade e garantir que os produtos atendam às reivindicações ESG em seus rótulos exige que as organizações repensem suas operações da cadeia de suprimentos. É aqui que as plataformas multiempresariais são essenciais. Uma plataforma abrangente de cadeia de suprimentos cria visibilidade de preços, bases de suprimentos e custos, permitindo o fornecimento preditivo e permitindo que os compradores negociem acordos mais transparentes. Quando marcas e varejistas têm transparência em fontes e fornecedores, eles são mais capazes de misturar e combinar materiais durante o processo de especificação e aquisição. Essa visibilidade é fundamental para o fornecimento competitivo, especialmente para empresas que podem estar expandindo suas ofertas de marca própria ou ramificando-se em novas categorias.

Essa tecnologia também ajuda a atender às preocupações de sustentabilidade dos consumidores, capacitando marcas e varejistas a mapear suas redes de fornecedores até o nível Nth, medir e monitorar o consumo de energia e água de seus fornecedores e rastrear a cadeia de custódia de todos os componentes materiais. Essa rastreabilidade ajuda marcas e varejistas a respaldar as declarações de sustentabilidade que fazem em seus produtos.

Uma plataforma inteligente pode monitorar os status de certificação do fornecedor, enviando alertas sobre certificações expiradas e outras bandeiras vermelhas para que as equipes de conformidade não precisem monitorar cada fornecedor individualmente. E ao automatizar os principais processos, uma plataforma multiempresarial pode ajudar as empresas a auditar e selecionar rapidamente fornecedores com base em preços e capacidade tradicionais, bem como em seu desempenho ESG. Também acelera muito a integração de novos fornecedores, diminuindo dias e semanas no processo.  

Esses são os tipos de eficiência dos quais depende o crescimento contínuo das marcas próprias. Comprar de forma responsável, mantendo um equilíbrio ideal entre preço e qualidade, pode parecer assustador, mas a plataforma multiempresarial certa torna isso possível.

Confira versão original (inglês): Ris News