Private Label Brazil Feira de Marcas Próprias

Marcas Próprias crescem em alguns setores de frutos do mar

frutos do mar

Na categoria de frutos do mar, os compradores se deparam com muitas opções ao comprar seus itens preferidos. Frutos do mar tiveram um forte crescimento desde o início da pandemia do COVID-19, com muitos consumidores se voltando para frutos do mar em busca de opções de proteínas saudáveis.

Mas com os preços dos alimentos ainda altos, os compradores estão adaptando seus gastos com frutos do mar para encontrar as melhores ofertas. Melissa Rodriguez, diretora da Circana , falou com a Store Brands  sobre o estado dos frutos do mar e o que mudou nos consumidores no ano passado.

Quais produtos estão atraindo os consumidores e como os preços impactaram isso no ano passado?

Melissa Rodriguez:  Dentro de frutos do mar frescos, peixes frescos estão mostrando crescimento nas vendas em dólares nas últimas 52 semanas (segundo dados da Circana). Dentro do prazo de validade, muitos tipos de frutos do mar estão mostrando crescimento em dólares, incluindo atum, sardinha e amêijoas. Quando olhamos mais de perto, nos últimos seis meses, vemos algumas áreas adicionais mostrando crescimento em produtos frescos, congelados e estáveis ​​nas prateleiras, com áreas-chave de crescimento provenientes de frutos do mar congelados e frescos, e vemos essa tendência continuando nos últimos 3-4 meses também.

É importante observar que, em muitos casos, não estamos vendo crescimento de volume. Algumas coisas estão impulsionando isso: estamos obtendo alguns ganhos de volume muito fortes que ocorreram 2 a 3 anos atrás, impulsionados por uma combinação de maiores benefícios do SNAP , permitindo que mais consumidores tenham acesso a áreas como frutos do mar frescos e também de vendas na era pandêmica crescimento. 

Isso se encaixa em como os preços impactaram os frutos do mar, sejam frescos, congelados ou estáveis ​​nas prateleiras. Olhando a longo prazo para os últimos 12 meses, todas as áreas de frutos do mar (independentemente da localização da loja e do tipo de produto) testemunharam aumentos de preços em comparação com o ano anterior…. muitos com aumentos de dois dígitos. 

Nos últimos seis meses, alguns preços diminuíram, mesmo com alguns aumentos às vezes. Dito isto, muitos itens congelados e estáveis ​​nas prateleiras ainda estão incorrendo nesses aumentos de preço de dois dígitos. Shelf-stable ainda está tendo algum sucesso, provavelmente impulsionado pelo fato de que o preço sozinho é mais baixo do que fresco e congelado em muitos casos. 

Quais categorias estão crescendo mais rápido? (Enlatados, congelados, frescos, etc.)

MR : Em termos de vendas em dólares, veja acima o que está acontecendo nos últimos 12 meses. Mais perto, o crescimento do dólar se recuperou em algumas áreas, com ofertas estáveis ​​liderando o crescimento. Embora os frutos do mar congelados ainda estejam em queda tanto em dólares quanto em volume nos últimos seis meses, tanto os frescos quanto os estáveis ​​nas prateleiras estão tendendo em direções positivas em comparação com prazos mais longos, mesmo quando se trata de vendas em volume. 

Os sortimentos de frutos do mar de marca própria estão obtendo ganhos nos últimos 6 a 12 meses?

MR : Sim! Muito poucos, embora, como você pode ver pelas estatísticas acima, não o suficiente para reverter o crescimento de segmentos ou categorias inteiras. De uma perspectiva de dólares, a marca própria representa uma participação sólida tanto em congelados quanto em prateleiras. O crescimento do dólar estável nas prateleiras (enlatado) de marca própria está superando o crescimento da categoria em vendas em dólar, nas últimas 52 semanas, e certamente superando o volume de vendas. A categoria total de frutos do mar estáveis ​​nas prateleiras é, na verdade, -2,6% no volume de vendas da semana L52. Frutos do mar com estabilidade de prateleira de marca própria representam +5,0% em volume de vendas.

As ofertas de frutos do mar congelados de marca própria estão experimentando tendências de queda semelhantes às da categoria total, o que não me surpreende muito, visto que os preços congelados de marca própria aumentaram de forma semelhante à categoria em geral. Os preços congelados de marcas próprias aumentaram cerca de 30% em comparação com dois anos atrás, o que muitos itens de marca não aumentaram.

O que isso significa para os varejistas que podem estar procurando expandir as ofertas de frutos do mar?

MR : Shelf-stable continua a superar a categoria total, então esse é um ponto positivo dentro de frutos do mar de marca própria. Eu não mencionei fresco acima, mas devo salientar que o marisco fresco de marca própria também está vendo algum volume e crescimento do dólar nos últimos 3-4 meses. 

Para continuar a ganhar participação e vendas de parte desse impulso da marca da loja, acho que os varejistas provavelmente podem expandir em todas essas três áreas, mas será importante observar as diferenças de preço, bem como quaisquer oportunidades promocionais para envolver os consumidores em . E consciência! Ultimamente, conversamos muito na indústria sobre como divulgar a educação. Os consumidores não sabem o que não sabem, por isso interaja com eles, nas suas lojas, online, etc., e ajude-os a compreender as ofertas, o que preparar e como fazê-lo!

Matéria na versão original (inglês): Store Brands