Após vender suas operações no Brasil, a rede varejista anunciou reestruturação como “atacadinho de bairro”
Passando por uma reestruturação do modelo de negócios e se posicionando como “atacadinho de bairro”, a rede de supermercados Dia, que na metade deste ano anunciou a venda de suas operações no País, tem como meta neste novo momento “ser reconhecida como a opção mais econômica no segmento de proximidade”, de acordo com o CEO da companhia no Brasil, Fabio Farina, em entrevista à Mercado&Consumo.
A rede de supermercados vem se empenhando para se destacar com essa reformulação. Farina reforça que, nessa nova fase, o Dia se apoia em quatro pilares: economia, produtos frescos todos os dias, linha de marca própria Melhor a Cada Dia e programa de fidelidade ClubDia. “Nossa missão é simplificar cada vez mais a vida dos consumidores, proporcionando uma experiência de compra acessível e próxima”, conta o executivo.
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As lojas passaram por uma repaginada e agora todas as unidades passam a contar com um padrão de layout em sua fachada. A “Fornada da Padoca”, padaria da rede Dia, também faz parte da reformulação da marca, que estava presente apenas em algumas unidades e agora estará nas 244 lojas da rede.
“Essa reformulação no mix de produtos e a padronização das lojas refletem nosso compromisso em oferecer praticidade e economia, sem abrir mão da qualidade. Queremos que os clientes encontrem tudo o que precisam em um só lugar, algo em linha com o nosso conceito ‘atacadinho de bairro’”, explica Farina.
Para promover a entrada no segmento de “atacadinho de bairro”, a rede Dia investiu em uma campanha de marketing. A atriz Fabiana Karla foi escolhida para ser o rosto do projeto.
A campanha está presente em múltiplos canais, tanto no online quanto no offline, e o objetivo é alcançar um público amplo e diversificado. “Por meio de uma comunicação clara e envolvente, queremos nos conectar com nossos clientes, mostrando que entendemos suas necessidades e oferecemos soluções acessíveis”, conta o CEO, que explica que a publicidade foi desenhada para “aumentar significativamente” a visibilidade da marca.
Fortalecimento do programa de fidelidade e marca própria
Um dos pilares do novo posicionamento estratégico do Dia Supermercado, o programa de fidelidade ClubDia também receberá uma maior atenção. A marca pretende reforçar os benefícios oferecidos, iniciativa que contará com a personalização da jornada do consumidor dentro da plataforma.
“A fidelização dos nossos clientes é um de nossos focos, e o ClubDia será um canal fundamental para estreitar ainda mais esse relacionamento, sempre com a missão de oferecer uma jornada de compra prática, econômica e personalizada”, destaca Farina.
Com mais de mil produtos no portfólio, a marca própria do Dia, a Melhor a Cada Dia, também é uma peça-chave na reformulação da rede. Uma das estratégias será se alinhar com preços competitivos do mercado, incluindo linhas de produtos importados, como o azeite extravirgem de Portugal, macarrão da Itália e geleia da Argentina.
“Estamos constantemente atentos às tendências e demandas do mercado para oferecer produtos inovadores, ampliando nossa gama de itens disponíveis”, acrescenta.
Venda das operações no Brasil
Em junho deste ano, quando ainda operava como Grupo Dia, a rede varejista entregou 100% da operação da rede de supermercados no Brasil pelo valor simbólico de 100 euros – o equivalente a R$ 568,19 à época. A decisão veio após a rede enfrentar uma série de crises e resultados negativos persistentes.