Supermercados esperam vendas na Páscoa de 2025 até 12% maiores, após queda em fevereiro

Supermercados esperam vendas na Páscoa de 2025 até 12% maiores, após queda em fevereiro

Redes tiveram redução de 4,25% em fevereiro, com um dia menos que em 2024 e Carnaval comemorado em março

Mesmo com a alta acumulada de 18% no preço do cacau em 2024 —o maior aumento entre as commodities agrícolas— o setor de supermercados espera vender entre 8% e 12% a mais na Páscoa deste ano em comparação com 2024, segundo projeções da Abras (Associação Brasileira de Supermercados).

A data é considerada o segundo Natal das redes supermercadistas, com comercialização maior de ovos de chocolate, bacalhau e azeite, e deve compensar as perdas do setor em fevereiro, quando houve recuo de 4,5% no consumo.

“A projeção se apoia no emprego e renda e nas estratégias do varejo como ambientação das lojas, parcerias com a indústria, as marcas próprias e as vendas por canais digitais”, afirma Marcio Milan, vice-presidente da Abras (Associação Brasileira dos Supermercados).

FAÇA AGORA O SEU CREDENCIAMENTO PARA A PRIVATE LABEL BRAZIL 2025

Segundo ele, a alta do dólar é um fator que ainda trará impactos, especialmente em massas e azeites, mesmo com a queda consecutiva da moeda nos últimos dias. O motivo é que os estoques ainda existem e os preços só devem ser normalizar após vendas desses produtos já estocados.

As compras devem se concentrar na última semana antes do domingo de Páscoa. A expectativa é de alta de 20% no movimento nos supermercados nos sábado antes do feriado de Sexta-feira Santa.

“Expectativa é que as compras se concentrem na ultima semana, e o abastecimento dos lares, até em função das ofertas, vai se concentrar no sábado antes do feriado”, diz.

A Abras diz que entre os principais fatores dessa expansão, se destacam a recuperação do mercado de trabalho —com avanço dos índices de emprego formal— e o aumento da renda média das famílias.

Confira a reportagem completa na Folha de SP.