O Grupo Raia Drogasil segue apostando nas marcas próprias para acelerar o crescimento de suas marcas. Atualmente possuem mais de 600 SKUs, divididos entre as marcas Needs, Natz, Nutri Good, Vegan by Needs e Care Tech, com uma média de 100 lançamentos por ano.
Para este ano, a Raia Drogasil planeja alcançar o faturamento de R$1.3 bilhões, com as marcas próprias, sendo 70% desse valor vindo da Needs. Em 2022, o faturamento de todas as marcas juntas foi de R$1 bilhão, que representou um crescimento de 40% em relação a 2021.
“A Needs atua em quase 50 categorias, como skincare, baby, oral care, higiene íntima, higiene feminina, cuidado adulto, entre outros”, contou a diretora de marketing e inovação da Raia Drogasil, Mariana Senhore, sobre a carro-chefe das marcas próprias da RaiaDrogasil, que está no mercado há 10 anos e lançou este mês, três novas linhas de produtos para cuidados com a pele, composta por opções de tratamentos diários para atender a todos os tipos de pele: Needs Facial Controle de Oleosidade, Needs Facial Hidratação Equilibrada e Needs Facial Firmeza e Antissinais.
Os produtos contam com ativos de alta tecnologia e utilizam ingredientes livres de triclosan, parabenos e formaldeídos, seguindo os princípios de um clean label, saudáveis e sustentáveis. Os produtos também são desenvolvidos sem a realização de testes em animais, e contribuíram para aumentar em 48% as vendas das marcas próprias, desde o lançamento.
Todos tiveram sua eficácia comprovada e, para isso, contamos com a parceria de dermatologistas amplamente qualificados, levando em consideração as necessidades reais dos consumidores. As pessoas passaram a cuidar muito mais da pele durante a pandemia. Desde então percebemos que o autocuidado desempenha um papel fundamental na sensação de bem-estar e relaxamento, fortalecendo a autoestima. Assim, concluímos que Toda Pele Pede Needs, que se tornou o norte para o desenvolvimento e lançamento dos produtos”, ressalta a diretora de marcas próprias da RaiaDrogasil, Renata Mascarenhas, contando que em alguns meses a linha antissinais deve receber complementos com creme para a área dos olhos e itens de limpeza.
Já a head de qualidade e sustentabilidade da RD, Camila Margelo, conta que a Raia Drogasil não possui fábricas próprias, então, o processo de escolher uma indústria para fornecer os itens das marcas próprias conta com uma rigorosa avaliação, para garantir que em nenhum momento do processo tenha uso de animais. “Também temos uma lista de ingredientes banidos, como parabenos e formol, que não entram em nossos produtos”, conta a executiva.
Já dentro do ponto de venda (PDV), o time da Raia Drogasil conta com ações de endomarketing, para orientar sobre os benefícios e funções de cada produto. “Temos uma série de ações de endomarketing para todo o time de lojas serem orientados a conhecer os produtos, sobre as formulações, tipos de pele, para ajudar o consumidor no momento da escolha”, contou o coordenador de marcas próprias, Bruno Costa Prado.
Além disso, pensando na sustentabilidade, a Raia Drogasil também possui uma parceria com a fabricante de papel cartão, Papirus, para devolver parte dos insumos coletados nas farmácias, para o consumidor por meio de um projeto de economia circular. As embalagens de medicamentos recolhidas, são usadas para fabricação de novos recipientes de papel cartão reciclado, para os produtos da linha Natz.
“Queremos que os nossos clientes entendam que quando eles fazem o descarte correto das embalagens, das bulas e dos medicamentos vencidos e fora de uso, eles estão contribuindo não só com este projeto sustentável de fabricação de embalagens recicladas da Papirus com a Natz, mas estão contribuindo muito para evitar a contaminação da água e do solo em suas cidades”, comenta Renata.
Atualmente, a Raia Drogasil conta com quase 3 mil lojas pelo Brasil, com cerca de 200 aberturas por ano.
Confira a matéria na íntegra: Guia da Farmácia