Oxxo no Brasil: a nova fase da rede após cisão com a Raízen

Oxxo no Brasil: a nova fase da rede após cisão com a Raízen

A rede de mercados de proximidade entra em uma nova etapa no Brasil com a aprovação da cisão entre Raízen e Femsa pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A mudança encerra oficialmente a joint venture Grupo Nós, criada em 2019 para operar lojas de conveniência sob as marcas Oxxo e Shell Select. Com a aprovação pela autarquia, a rede de proximidade terá 100% de seu controle detido pela empresa mexicana Femsa.

A operação no Brasil inclui 611 lojas e um centro de distribuição no estado de São Paulo, além de dívidas e caixa disponíveis no Grupo Nós. Na outra ponta, a Raízen ficou com 1.256 lojas de conveniência das marcas Shell Select e Shell Café. O acordo para encerramento da joint venture foi estruturado com base em troca de participação societária, sem pagamento entre as empresas.

Expansão acelerada

Completando 5 anos no mercado brasileiro, o Oxxo desembarcou primeiramente em Campinas (SP), depois chegou à capital, região metropolitana, litoral e interior do estado. Em dois anos, atingiu 150 lojas e, após três anos de operação, chegou à marca de 500 lojas em São Paulo. Segundo a companhia, a estratégia aproveitou “a baixa penetração de formatos modernos de conveniência para fornecer experiências de varejo padronizadas e modernas”.

Após um ritmo intenso de aberturas, a rede desacelerou a expansão e, recentemente, tem investido mais em lojas emblemáticas, realizadas em parceria com indústrias. O modelo ganha força em um cenário onde o retail media é destaque na estratégia do varejo e da indústria. O conceito já foi implementado em mais de 25 unidades, impulsionando vendas e fluxo de visitantes. Outro foco do Oxxo tem sido a venda digital, com plataforma própria e parceria com Rappi e iFood.

Futuro do Oxxo

Para a Femsa, o Oxxo Brasil segue como prioridade na estratégia de seu negócio de varejo. “Ao dar o próximo passo para operar de forma independente, seguimos totalmente comprometidos com fortalecimento e expansão do Oxxo neste mercado dinâmico. O Brasil segue sendo foco fundamental na estratégia de crescimento de longo prazo da Femsa”, disse José Antonio Fernández Garza, diretor geral da Femsa Retail.

Para a companhia, o país representa uma oportunidade de crescimento devido a fatores como tamanho de mercado e fragmentação do varejo. “A Femsa visa construir um negócio escalável e lucrativo, concentrando-se na expansão acelerada da base de lojas, adaptando o formato Oxxo às necessidades dos consumidores locais”, disse a multinacional.

Fonte: Giro News

Private Label Brazil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.