A rede de mercados de proximidade entra em uma nova etapa no Brasil com a aprovação da cisão entre Raízen e Femsa pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A mudança encerra oficialmente a joint venture Grupo Nós, criada em 2019 para operar lojas de conveniência sob as marcas Oxxo e Shell Select. Com a aprovação pela autarquia, a rede de proximidade terá 100% de seu controle detido pela empresa mexicana Femsa.
A operação no Brasil inclui 611 lojas e um centro de distribuição no estado de São Paulo, além de dívidas e caixa disponíveis no Grupo Nós. Na outra ponta, a Raízen ficou com 1.256 lojas de conveniência das marcas Shell Select e Shell Café. O acordo para encerramento da joint venture foi estruturado com base em troca de participação societária, sem pagamento entre as empresas.
Expansão acelerada
Completando 5 anos no mercado brasileiro, o Oxxo desembarcou primeiramente em Campinas (SP), depois chegou à capital, região metropolitana, litoral e interior do estado. Em dois anos, atingiu 150 lojas e, após três anos de operação, chegou à marca de 500 lojas em São Paulo. Segundo a companhia, a estratégia aproveitou “a baixa penetração de formatos modernos de conveniência para fornecer experiências de varejo padronizadas e modernas”.
Após um ritmo intenso de aberturas, a rede desacelerou a expansão e, recentemente, tem investido mais em lojas emblemáticas, realizadas em parceria com indústrias. O modelo ganha força em um cenário onde o retail media é destaque na estratégia do varejo e da indústria. O conceito já foi implementado em mais de 25 unidades, impulsionando vendas e fluxo de visitantes. Outro foco do Oxxo tem sido a venda digital, com plataforma própria e parceria com Rappi e iFood.
Futuro do Oxxo
Para a Femsa, o Oxxo Brasil segue como prioridade na estratégia de seu negócio de varejo. “Ao dar o próximo passo para operar de forma independente, seguimos totalmente comprometidos com fortalecimento e expansão do Oxxo neste mercado dinâmico. O Brasil segue sendo foco fundamental na estratégia de crescimento de longo prazo da Femsa”, disse José Antonio Fernández Garza, diretor geral da Femsa Retail.
Para a companhia, o país representa uma oportunidade de crescimento devido a fatores como tamanho de mercado e fragmentação do varejo. “A Femsa visa construir um negócio escalável e lucrativo, concentrando-se na expansão acelerada da base de lojas, adaptando o formato Oxxo às necessidades dos consumidores locais”, disse a multinacional.
Fonte: Giro News