O Grupo Muffato, que figura como sexto maior varejista do Brasil no Ranking Abras 2025, está traçando uma estratégia de expansão cada vez mais forte no estado de São Paulo, onde o Super Muffato atua no interior e o Max Atacadista ganha espaço no interior e, mais recentemente, na capital. Segundo o diretor Ederson Muffato, a empresa já conta com 28 unidades no estado, sendo sete na região metropolitana. A expansão ganhou força com a compra de 16 imóveis do Makro Atacadista.
“São Paulo não é só de 2023 para cá. Nós estamos desde 2001, em várias cidades, mas claro que com a aquisição do Makro tivemos uma grande expansão”, destaca o executivo, em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News. Com três aberturas na última semana, o grupo prevê encerrar o ano com 121 lojas.
Consolidação em um novo mercado
O Max Atacadista chegou à capital em 2023 e já está presente em bairros como Butantã, Interlagos, Lapa e Morumbi. “Está sendo um aprendizado. As lojas vão começar a completar dois anos e a gente está muito contente com o resultado delas”, afirma Ederson. Segundo o diretor, embora o Max já fosse conhecido no interior paulista e no Paraná, seu reconhecimento entre os consumidores da capital ainda está em construção. “A marca está entrando na mente dos consumidores. Com 7 lojas, ainda tem muita região que estamos distantes, então o objetivo é ganhar participação no mercado, seja nas mesmas lojas, mas também com novas unidades para chegar em regiões onde o grupo ainda não está presente.”
Evolução no atacarejo
A entrada no novo mercado trouxe um formato com atendimento no açougue, fatiados na hora e padaria. “Isso caiu no gosto do consumidor aqui em São Paulo”, comenta Ederson. Inaugurada na última sexta-feira (26), a unidade da rede no Morumbi segue uma versão de layout atualizada.
“Aqui tem evolução de equipamento, trouxemos mais LED, com muito mais interatividade, além de acuracidade de mix. O mix já é muito mais apurado para os hábitos de São Paulo e a gente ampliou a linha de perecíveis. O Espaço do Transformador para o comerciante está mais ambientalizado e a linha saudável para o consumidor final tem mais acuracidade. O açougue também teve um capricho maior no espaço”, detalha o executivo.
Metas de crescimento
Até o final do ano, há sete inaugurações previstas, incluindo atacarejos em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, e Jaçanã, na Zona Norte da capital paulista, além de um Super Muffato em Curitiba (PR). “Esse ano, a expansão no Paraná é grande, mas em São Paulo é maior”, ressalta Ederson. A companhia também está atenta a novas possibilidades de crescimento, seja por aquisição de estruturas existentes ou construções do zero. Futuramente, está no radar trazer o Super Muffato à capital paulista, mas ainda não há prazo definido.
“A gente tem que ganhar participação com a marca Max, se consolidar com crescimento de venda e de share nas mesmas lojas e expansão com novas lojas. Então a bandeira Super Mufatto ainda vai expandir muito no Paraná e nas regiões que está presente no Oeste e no Noroeste Paulista”, finaliza o diretor.