Marcas próprias representam 21% do faturamento do GPA; em 2028, elas devem ultrapassar mais de R$ 5 bi

Marcas próprias representam 21% do faturamento do GPA; em 2028, elas devem ultrapassar mais de R$ 5 bi

Nova linha prioriza qualidade e busca aprovação total em testes cegos realizados pela companhia. Alguns produtos poderão ter preços até 30% inferiores aos concorrentes, mas o posicionamento não será pautado apenas pelo custo

A nova linha prioriza qualidade e busca aprovação total em testes cegos realizados pela companhia. Alguns produtos poderão ter preços até 30% inferiores aos concorrentes, mas o posicionamento não será pautado apenas pelo custo

As marcas próprias respondem por 21% do faturamento do GPA e representam 26,4% desse mercado no Brasil. A meta é alcançar 25% de participação interna até 2028, algo que representa um valor acima dos R$ 5 bilhões, considerando o faturamento de R$ 20 bilhões alcançado em 2024.

Diante dessa alta representatividade, o GPA acaba de ampliar seu portfólio com o lançamento da linha “Pão de Açúcar”, posicionada no segmento premium. Inicialmente, 5 produtos já estão disponíveis em todas as lojas da bandeira, e a meta é encerrar 2025 com mais de 80 itens no portfólio.

A estratégia busca fortalecer o relacionamento com clientes de alta renda, que representam 70% do faturamento da rede. Segundo a companhia, a presença de marcas próprias aumenta a recorrência de compra, complementando o papel das promoções e do sortimento na atração de consumidores às lojas.

O lançamento ocorre em um cenário em que a busca por melhor custo-benefício se intensifica, atingindo também consumidores com maior poder aquisitivo. A experiência com a linha Qualitá Exclusivo, lançada há cerca de um ano, indicou potencial para ampliar a oferta de produtos premium.

A nova linha prioriza qualidade e busca aprovação total em testes cegos realizados pela companhia. Alguns produtos poderão ter preços até 30% inferiores aos concorrentes, mas o posicionamento não será pautado apenas pelo custo.

A marca será vendida exclusivamente nas lojas Pão de Açúcar, Minuto Pão de Açúcar e Pão Fresh, ficando fora das unidades Extra. Em casos específicos, alguns itens poderão ser disponibilizados apenas em lojas classificadas como super premium.

Para atender ao padrão estabelecido, a empresa negocia com fornecedores internacionais. Cerca de metade dos 80 produtos previstos será importada. Apesar de reconhecer que o câmbio é um desafio, a companhia avalia que os preços seguirão competitivos em relação a outros produtos premium disponíveis no Brasil.

A recente desvalorização do dólar frente ao real favorece importações, mas o GPA monitora riscos geopolíticos que possam impactar custos. A avaliação da empresa é que, mesmo com eventual aumento de preços, a nova marca poderá se manter competitiva dentro do segmento.

Alinhado ao consumidor premium, a rede reinaugurou 11 de suas unidades com um novo conceito de loja premium. O projeto inclui curadoria de produtos nacionais e importados, ambientação mais sofisticada e serviços inéditos, como o especialista em FLV, profissional que auxilia o cliente na escolha ideal de frutas, legumes e verduras conforme o uso desejado.

Fonte: Valor

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