Atualmente, a empresa atua com 15 marcas próprias
A rede varejista Leroy Merlin prevê que os produtos de marca própria representem, até 2027, 25% de sua receita total. Para isso, a empresa tem reforçado investimentos em inovação, fortalecimento de fornecedores, eficiência operacional e valorização da imagem das marcas exclusivas na percepção dos clientes.
Atualmente, a empresa atua com 15 marcas próprias. As lojas vendem ferramentas e ferragens das marcas Dexter e Standers, revestimentos internos e isolamentos externos Artens e Isoxa, produtos básicos para construção Axton, itens de decoração da Inspire e tintas Luxens.
Outras marcas que fazem parte do portfólio da Leroy Merlin são Lexman (iluminação), Equation (climatização), Naterial, Geolia e Sterwins (decoração e manutenção do jardim), Spaceo (organização), Sensea (banheiro) e Delinia (cozinha).
Resultados expressivos
Em diversas categorias, segundo a Leroy Merlin, os resultados dos produtos de marca própria já são expressivos. Os pisos Artens e os produtos para jardins e áreas externas das marcas Naterial e Geolia hoje representam cerca de 40% das vendas em suas respectivas categorias.
Para a empresa, o controle da cadeia de valor é um benefício crucial da marca própria. A Leroy Merlin exerce maior gestão sobre o design e a produção de seus produtos, garantindo que cada item e cada fábrica parceira atenda aos seus elevados padrões em relação a qualidade e políticas de ESG. Além disso, essa autonomia permite uma resposta mais ágil às tendências do mercado e às necessidades dos consumidores.
A Leroy Merlin também está atenta à necessidade de aportes em sustentabilidade e responsabilidade social de suas marcas, garantindo que todo produto à base de madeira tenha o selo FSC (Forest Stewardship Council) – dentre outras ações para redução do impacto ambiental.
Crescimento global
Os produtos de marca própria não estão no foco da Leroy Merlin por caso. Esse mercado passa por um momento de expansão global, registrando alta de 5,6% nas vendas em 2024. No Brasil, esse crescimento é ainda mais acelerado. Dados da Nielsen mostram que 45% dos lares já consomem esses itens e 60% repetem a compra. Nos últimos anos, o segmento registrou avanço de 27,2% no valor das vendas, mais que o dobro do crescimento das marcas de fabricantes, que foi de 11,1%.
Fonte: Mercado & Consumo



