
As Marcas Próprias (ou Private Label) são produtos ou serviços vendidos por uma rede varejista sob sua própria marca, geralmente desenvolvidos e fabricados por terceiros especializados. Estão presentes em categorias como alimentos, bebidas, higiene pessoal, cosméticos, limpeza, vestuário e pet, entre outros.
Esse modelo permite ao varejo oferecer alternativas com preços competitivos, controle de qualidade e diferenciação no ponto de venda – sem depender de marcas tradicionais.
Segundo dados da NIQ (NielsenIQ), o setor de marcas próprias representou 22,8% do total das vendas globais de produtos de giro rápido (FMCG) em 2024. Destaques por região: A Europa Ocidental lidera com mais de 36% de participação, reflexo da maturidade do modelo no continente. A América do Norte representa 18,2%, enquanto a América Latina contribui com apenas 3,3%, mas com forte crescimento anual e grande potencial. Vale destacar que o crescimento global em valor das marcas próprias foi de +3,7% no último ano, mesmo diante de inflação e instabilidades econômicas.
Apesar da participação ainda tímida (menos de 1% do montante global), o Brasil é um dos países que mais contribuem para o crescimento do setor:
O crescimento médio em 2024 foi de +3,3% em valor, com destaque para os canais Atacarejo (Cash & Carry), Farma e redes regionais supermercadistas.
53% das vendas de Marca Própria estão concentradas no AS Regional e no Farma
Além disso, 47% dos consumidores brasileiros afirmam que pretendem comprar mais produtos de marca própria. Esse comportamento é impulsionado por fatores como:
Inflação e alta no custo de vida: 69% dos lares brasileiros dizem priorizar o orçamento em vez da marca.
Abertura à experimentação: a fidelidade às marcas tradicionais está em queda.
Busca por embalagens econômicas e lojas com promoções: comportamento favorável ao desenvolvimento das MP.
As marcas próprias deixaram de ser apenas uma alternativa de preço e passaram a ser ferramentas estratégicas para fidelização, diferenciação e aumento de margem. No Brasil, o mercado está em expansão e ainda tem muito espaço para crescer:
Consumidores mais abertos à experimentação
Amadurecimento da indústria terceirista nacional
Avanços em inovação, design e posicionamento de marca
Maior integração entre varejo e fornecedor
Na Private Label Brazil, esses temas ganham destaque, com expositores, conteúdo especializado e oportunidades de negócios que refletem a evolução e as tendências do setor.
A BMComm promove, organiza e realiza feiras e eventos de negócios, além de atuar na área de produção editorial. No Brasil, além da Private Label Brazil, realiza as feiras Embala Nordeste, Transpoquip e Expoparking. A companhia é subsidiária do grupo italiano Tecniche Nuove, que soma 60 anos de atuação em comunicação profissional e feiras de negócios.
BMComm
Rua Félix de Sousa, 305
04612-080 – São Paulo/SP
Tel. + 55 (11) 5042-5260
Seu cadastro foi realizado com sucesso.