Marca própria já representa mais de 30% das vendas do Extra

Marca própria já representa mais de 30% das vendas do Extra

A Qualitá, marca própria do GPA, já representa mais de 30% das vendas do Extra. A bandeira tem uma proposta de preço diferente do Pão de Açúcar e está mais à frente da competição contra os atacarejos, sem perder a proposta de oferecer uma experiência diferenciada a quem busca por qualidade além dos preços baixos. Por isso, tem sido foco de reformulações para que não só os consumidores, mas também os investidores reconheçam o papel da marca no portfólio da empresa.

Para se ter uma ideia, em algumas regiões onde atua, o Extra é o líder dentre as bandeiras do GPA. Um exemplo é a Baixada Santista, onde a marca detém 30% de participação de mercado. 

No último ano, o GPA também iniciou um processo de revitalização das lojas do Extra Mercado, que incluiu ajustes na fachada, revisão da clusterização dos preços e promoções, e implementações estratégicas de sortimento. Somente no 4T24 foram revitalizadas 43 unidades.

Perecíveis e e-commerce: estratégias de crescimento do Pão de Açúcar

De forma geral, as marcas próprias têm uma forte influência em todo o portfólio do GPA. Segundo o último release de resultados da empresa, atualmente 8 a cada 10 cestas contam com algum item de marca própria. Além disso, os clientes que compram esses produtos têm uma frequência média 2,4 vezes maior. A penetração desses itens já é 20,6% nas vendas totais das bandeiras, com destaque para o Extra.

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Outra aposta da empresa são os perecíveis, que no Pão de Açúcar já representam mais da metade das vendas. Essa seção inclusive é uma das principais estratégias do segmento de varejo premium, uma vez que se apresenta como um diferencial competitivo.

O e-commerce também tem sido um dos destaques dos resultados, e já representa 12% das vendas do Grupo. Uma das estratégias adotadas para alcançar esse marco foi o modelo ship from store, que envolve utilizar o estoque das lojas físicas para atender as demandas online.

O sucesso do formato de proximidade

A bandeira de proximidade, Minuto Pão de Açúcar, também tem sido uma das fontes de crescimento do GPA. Nos últimos três anos, foram abertas mais de 160 lojas. O estilo de negócio segue com um público alvo mais premium e tem tirado proveito da estratégia comercial que demanda menos promoção – algo que condiz com pilar do grupo, que mesmo diante da guerra dos preços, são os clientes premium.

No 4º trimestre, foram abertas 29 unidadea e as vendas em mesmas lojas do formato avançaram 4,9%, o segundo maior avanço do ano, atrás somente do 2T24 (+6,9%).

Fonte: SA+ Varejo

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