Espanhóis preferem as marcas próprias, sendo assim, representando mais de dois quintos dos gastos, segundo um novo estudo da Aldi.
As famílias espanholas gastam atualmente 43,5% de seu orçamento total de compras em produtos de marca própria, segundo o estudo.
Isso é 1,5% maior que em 2022 e 3,4% maior que em 2021.
Gasto Anual espanhol em Marca Própria
Os compradores espanhóis destinam atualmente uma média de € 1.132 por ano às marcas próprias, 14% a mais que no ano anterior (€ 141 a mais).
Além disso, a partir deste ano, 46% dos espanhóis afirmam ter aumentado o consumo de produtos de marca própria, o que representa um aumento de 15% em relação ao ano passado.
Frutas e legumes congelados é a categoria com maior penetração de marca própria (85,3%), seguida por ovos (80,4%) e bebidas refrigeradas (80,1%).
As marcas próprias ganharam quota de mercado em oito das 10 categorias de produtos, com destaque para charcutaria, produtos para bebés e espumantes.
Fatores que impulsionam a compra na Espanha
O principal fator que impulsiona as vendas de produtos de marca própria é ‘preços mais baixos’ – citado por 66% dos consumidores – seguido por ‘custo-benefício’ (50%) e ‘maior variedade e alcance’ (41%).
Sete em cada dez espanhóis disseram que dão prioridade à marca própria se os produtos forem provenientes de fornecedores nacionais ou locais.
De acordo com a Kantar Worldpanel, a Aldi Espanha contribuiu com 10,3% para o crescimento do volume de marcas próprias nos últimos três anos.
Em termos percentuais, 2,3% de todos os produtos de marca própria adquiridos pelas famílias espanholas são comprados nas lojas Aldi.
Atualmente, a Aldi possui cerca de 2.000 SKUs em seu portfólio, 86% dos quais são de marca própria.
Confira a matéria na íntegra (inglês): European Supermarket Magazine