Mercearias

Mercearias estão prontas para alavancar a inovação de marca própria

 

Mercearias e varejo se revelam prontos para alavancar no mercado de inovação de marcas próprias:

Executivos da indústria de alimentos estão dispostos a aumentar seus investimentos em marcas próprias, segundo pesquisa da FMI – Food Industry Association. Em seu último relatório, ” The Power of Private Brands 2023: Innovation that Drives Winning Private Brands “, a FMI também descobriu que a inovação de marca própria está no cerne, já que muitas empresas priorizam o avanço em embalagens, branding, compras, logística, gerenciamento de estoque e mais.

A FMI descobriu que 90% dos executivos de supermercado consideram as marcas próprias extremamente ou muito importantes para suas organizações e 80% planejam aumentar moderada ou significativamente os investimentos em marcas próprias nos próximos dois anos. Com apenas 10% dizendo que suas organizações estão “muito adiantadas” em inovação dentro do segmento, há muito espaço para inovação em todos os setores, concluiu a FMI.

“Depois de pausas temporárias em alguns esforços de inovação devido a interrupções de fornecimento pandêmicas e consolidação contínua, muitas mercearias e varejistas de alimentos estão prontos para iniciar a inovação em colaboração com seus parceiros fornecedores”, disse Doug Baker, vice-presidente de relações industriais da FMI. “Os entrevistados disseram que, embora os novos produtos sejam sempre uma parte importante da inovação, os esforços precisam ir muito além do lançamento de novos itens, incluindo o foco em branding, compras, logística, gerenciamento de estoque, marketing e muito mais.”

Baker continuou: “Sabemos também que a demanda dos consumidores por informações sobre os produtos que usam e consomem permaneceu em alta. Por exemplo, muitos consumidores agora se envolvem em uma abordagem híbrida para fazer compras, usando pontos de contato na loja e digitais para buscar reivindicações de pacotes”.

Quanto às principais oportunidades de vendas e crescimento de participação para marcas próprias, melhor valor, menor preço, atributos premium, saúde e bem-estar e alimentos congelados ficaram no topo, respectivamente. De acordo com a FMI, essa ampla gama de oportunidades ajuda a enfatizar o fato de que marcas próprias podem ajudar a atender às necessidades de bases de clientes muito diferentes.

Capitalizar os comportamentos atuais dos compradores para comercializar produtos de marca própria é outra maneira de os supermercados inovarem, incluindo o uso de rótulos para fornecer transparência e falar sobre valor além da economia de custos, especialmente como e onde os ingredientes são adquiridos. Incentivar clientes recorrentes com programas de fidelidade é outra escolha vencedora.

Quando se trata de relacionamento com fornecedores de marca própria, os executivos do supermercado enfatizaram a importância de aumentar a comunicação e tratar os fornecedores como membros da equipe, priorizando trazer os fornecedores diretamente para o processo de desenvolvimento do produto. Os varejistas e as mercearias também estão achando importante alavancar métricas e medições para ajudar a garantir o progresso.