
Um crescente número de companhias tem recorrido ao modelo de terceirização da manufatura de seus produtos, confiando a terceiros parte ou todo o processo de fabricação como estratégia para suprir demandas de seus negócios e mercados de atuação.
Em alguns casos, as atividades de produção antes executadas por uma indústria passam a ser realizadas por um parceiro contratado (uma outra indústria), geralmente especializado ou com grande expertise naquela linha de produto. Em outros casos, todo o negócio já é estruturado e pensado desde o começo com base no modelo de produção terceirizada.
Diversas indústrias com ótima infraestrutura e maquinário vêm se credenciando para abocanhar uma fatia desse mercado, o que exige estratégia, preparação e adaptações. É a oportunidade de ocupar eventual capacidade ociosa da estrutura e de ganhar receita através de produção para outras marcas.
Além da comanufatura entre indústrias, outro movimento que puxa a terceirização da fabricação de produtos é o crescente segmento de Marcas Próprias, no qual grandes redes varejistas passam a oferecer produtos de marca própria em suas prateleiras e gôndolas.
Um crescente número de companhias tem recorrido ao modelo de terceirização da manufatura de seus produtos, confiando a terceiros parte ou todo o processo de fabricação como estratégia para suprir demandas de seus negócios e mercados de atuação.
Nos Estados Unidos varejistas começam a adquirir produtos do fabricante e a vendê-los com preço mais baixo em relação marcas estabelecidas. Tratava-se de uma estratégia unicamente focada em preço e categorias de produtos bpasicos, geralmente de qualidade inferior.
A terceirização de produção industrial pressupõe construir parceiras com fornecedores e não apenas contratar um serviço. A fornecedora deve ser especializada e possuir know-how técnico. Tudo para garantir um serviço de qualidade e que seja realmente capaz de gerar vantagem competitiva.