Marcas

Próprias

As Marcas Próprias (também conhecidas como Private Label) são categorias de produtos e serviços vendidos por um varejista com a sua própria marca, normalmente fabricados por terceiros especializados naquele tipo de item, como alimentos, higiene pessoal e cosméticos, itens de limpeza, roupas e até dispositivos eletrônicos, por exemplo.

Private Label Brazil Feira de Marcas Próprias

Há referências do que viria a ser chamado de “Marcas Próprias” ainda no século 19, nos EUA, quando alguns varejistas compravam itens de fabricantes e os vendiam com sua identificação a preços mais baixos do que os produtos de marcas conhecidas. 

No entanto, considera-se como ponto de partida do moderno modelo de MP as iniciativas desenvolvidas por varejistas franceses nos anos 1950 e ingleses na década seguinte, responsáveis por levar o conceito para o restante da Europa e do mundo. Talvez por isso, ainda hoje, o continente europeu seja onde o segmento é mais desenvolvido.

Até alguns anos atrás, as MP ainda eram associadas a produtos de qualidade inferior, unicamente baseados no fator preço, pois os varejistas não investiam em pesquisa e desenvolvimento. No entanto, as mudanças na tecnologia de produção, entre outros fatores, permitiram obter produtos com preços mais baixos sem abrir mão da qualidade, o que ajudou a aumentar a sua adesão por parte dos consumidores. 

Século XIX

Nos Estados Unidos varejistas começam a adquirir produtos do fabricante e a vendê-los com preço mais baixo em relação marcas estabelecidas. Tratava-se de uma estratégia unicamente focada em preço e categorias de produtos bpasicos, geralmente de qualidade inferior.

Private Label Brazil Feira de Marcas Próprias
imagem: kchistory.org

Século XX

Varejistas europeus começam a adotar estratégias mais próximas do que hoje conhecemos como Marcas Próprias. Alguns deles começam a investir em pesquisa e desenvolvimento para melhorar a qualidade dos produtos e o conceito se expande pelo mundo.

Private Label Brazil Feira de Marcas Próprias

Anos 2000

As Marcas Próprias ganham cada vez mais importância, e alguns varejistas começam a desenvolver linhas de alto nível para competir e se diferenciar das marcas tradicionais, utilizando seu próprio nome ou criando marcas específicas, inclusive por linha de produto.

Private Label Brazil Feira de Marcas Próprias

Mercado em

Expansão

Nos dias atuais, as Marcas Próprias são adotadas pelos consumidores em todo o mundo e já representam uma fatia significativa do mercado de varejo. Segundo dados da NielsenIQ (Out22), as MP respondem globalmente por 19,4% do valor das vendas dos produtos de giro rápido, embora os números variem muito conforme a região.

Private Label Brazil Feira de Marcas Próprias
% das MP sobre o total de vendas de produtos de giro rápido. Fonte: NielsenIQ

Mercado

Brasileiro
Grande Potencial

No Brasil, o desenvolvimento das Marcas Próprias se deu inicialmente com produtos vendidos pelo nome da categoria e unicamente focados no “preço baixo” (anos 1970). Nas duas décadas seguintes, passam a ser exibidas a marca do varejista nas embalagens e começam a ser feitos investimentos em qualidade e diferenciação. Com a chegada dos anos 2000, além do aspecto da qualidade, passa-se a buscar agregar valor aos produtos, sem perder a referência de preço, mas sem que este seja o elemento fundamental da estratégia das marcas próprias.

Mesmo com o crescimento registrado nos últimos anos, o mercado de MP na América Latina – e no Brasil em particular – apresenta grandes oportunidades de crescimento.