As marcas próprias não são novidade no varejo farmacêutico brasileiro. Há mais de 30 anos no mercado, elas oferecem a possibilidade de venda de uma infinidade de produtos com maior controle de margens, já que os preços dos medicamentos são controlados no Brasil e reajustados anualmente pela CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos).
Nas representantes do setor na B3, houve crescimento da procura por produtos de marcas próprias em 2022, na comparação com o ano anterior, e elas redobram as apostas no modelo para 2023 — preveem investimentos, lançamentos de novos produtos e o uso estratégico dos rótulos para conquistar novos clientes.
Reportagem da Infomoney aponta as estratégias de grupos e redes como Pague Menos, Extrafarma, Panvel e RD (RaiaDrogasil). Leia o texto original completo.
ESTRATÉGIAS
A Pague Menos observou crescimento de 27,1% na receita de marcas próprias no quarto trimestre de 2022, na comparação com o mesmo período de 2021, para R$ 164,6 milhões. No ano, foram R$ 594,2 milhões em vendas de marcas próprias, o que configura um crescimento de 19,1% em relação a 2021. A Pague Menos lançou sua primeira marca própria em 2001 — hoje são mais de 1.300 produtos, incluindo 150 que vieram da aquisição da Extrafarma, concluída em 2022.
Em dezembro de 2022, quando cerca de 50% das lojas Extrafarma já estavam sendo abastecidas pelos Centros de Distribuição da Pague Menos, a participação de marcas próprias na Extrafarma atingiu 3,2% das vendas, com forte tendência de crescimento”, explica Rossato.
A Panvel também pretende intensificar a oferta de itens de marca própria. Atualmente, possui um portfólio de cerca de mil produtos de marca própria — o primeiro foi lançado há mais de 30 anos.
A RD (RaiaDrogasil) atualmente possui mais de 800 produtos de marcas próprias distribuídos em seis rótulos (Needs, Nutrigood, Raia/Drogasil, Caretech, Vegan By Needs e Natz). A primeira marca própria da RaiaDrogasil chegou ao mercado em 2010. O grupo atingiu R$ 1 bilhão em vendas de marcas próprias no ano de 2022 (janeiro a novembro), um crescimento de 54,3% sobre 2021, quando as vendas de marcas próprias atingiram R$ 679 milhões, considerando o mesmo período.
Fonte: Infomoney