Palestra: O que podemos aprender com a evolução da marca própria no canal farma?

Palestrante: Rodrigo Kurata – IQVIA – Diretor de Unidade de Negócios de Saúde do Consumidor, Brasil e AL Andina.

Resumo: O executivo apresentou o nível de competitividade, crescimento e as características do canal farma, que contempla produtos relacionados ao setor de saúde. Kurata também falou sobre a evolução das marcas próprias no autosserviço farmacêutico e as oportunidades para o posicionamento delas nas farmácias do Brasil.

Ao todo, segundo um levantamento apresentado pelo palestrante, existem cerca de 80 mil pontos de venda ativos no país, pertencentes a mais de 2 mil corporações. Contudo, apenas 26 destas empresas são responsáveis por 70% do faturamento, sendo 16 multinacionais e 10 nacionais.

Fala: “É um evento que reúne muitas empresas do setor e a gente tem poucas iniciativas nesse sentido aqui no Brasil. É um segmento que está se desenvolvendo e a gente já tem algumas grandes redes que trabalham a marca própria e entregam uma cadeia de valor importante para o consumidor.

Por outro lado, esse mercado ainda tem muita oportunidade. Esse tipo de evento fomenta discussões, interações, boas práticas e eu entendo que é um dos movimentos mais importantes para o desenvolvimento do mercado.

O tema canal farma começou a ser falado há pouco tempo, se a gente comparar com outros. Temos o desafio muito grande de criar trilhas para desenvolver mercado e começar a estimular os fornecedores.

É preciso olhar marca própria como um segmento dentro da loja, para geração de valor agregado ao consumidor. É preciso definir uma estratégia de Private Label, porque o canal farma é muito importante para vários perfis de consumidor no Brasil.”

Recent Posts

Leave a Comment