Omnistory, a loja do futuro, abre suas portas no shopping Villa Lobos

por Redação Private Label
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A partir de hoje, ao andar pelo Shopping Vila Lobos, você poderá ter a experiência de visitar uma loja do futuro com a Omnistory, uma loja real, com comercialização de produtos, que aplica na prática diversas tecnologias e oferece uma experiência de compra completamente integrada. A Omnistory é uma iniciativa do Grupo GS& Gouvêa de Souza, holding que atua há mais de 28 anos no varejo e de parceiros estratégicos, como a TOTVS, que leva a tecnologia para convergir o melhor dos mundos físico e digital.

Entre as inovações presentes na loja modelo, está a possibilidade do cliente selecionar um produto pelo celular de dentro ou fora da loja, finalizar a compra e já escolher o ponto de retirada: na própria loja, em um locker ou receber em casa e as etiquetas inteligentes com precificação dinâmica.

A cada quatro meses a loja também mudará totalmente a sua oferta de produtos, serviços e experiências. O objetivo é mostrar como a loja pode e deve ser flexível para acompanhar a volatilidade do mercado e o dinamismo dos novos consumidores. Hoje a loja está totalmente focada no setor de saúde, beleza e bem-estar.

Ao passar pela loja, suas cores fortes já chamam a atenção junto com um painel eletrônico localizado na entrada e que junto de uma câmera, é responsável pelo reconhecimento do cliente de acordo com gênero e características físicas. Dessa forma, você recebe sugestões de ofertas individualizadas diretamente nas vitrines interativas e pode concluir o pedido ali mesmo. A solução é fornecida pela LG Eletronics do Brasil, que com sua experiência com clientes do varejo, mostra que lojas com soluções de digital signage na vitrine trazem 30% mais consumidores para o interior da loja.

Essa integração de canais faz parte da proposta de permitir incorporar às lojas físicas alguns dos diferenciais das lojas digitais. Além do reconhecimento facial, a plataforma Facemedia avalia a experiência do consumidor, comparando suas feições ao entrar e sair da loja ou em determinadas áreas do interior do estabelecimento.

A TOTVS é a principal parceira do projeto e atua no eixo de tecnologia da loja dando vida a novas e inéditas experiências de compra para os clientes. “A visão da TOTVS é que a jornada de transformação digital do varejo deve começar com pequenos passos. Iniciativas localizadas, com escopo bem definido, e aplicadas em um conjunto menor de clientes e lojas, permitirão avaliar o impacto das estratégias digitais sem provocar alterações em larga escala na empresa. É um processo de aprender e adaptar à medida em que se vai conhecendo o comportamento e as respostas do cliente. Por isso temos diversas soluções que combinam diferentes tecnologias com o objetivo de melhorar a experiência do consumidor, do gestor da loja e do vendedor e facilitar essa experimentação”, comenta Ronan Maia, vice-presidente de Distribuição e Varejo da TOTVS.

Veja abaixo mais algumas das tecnologias presentes na Omnistory

Experiência de Click and Collect + Locker – Na loja é possível realizar a compra em qualquer ambiente digital, seja no e-commerce, pelo desktop, celular ou por um aplicativo e  retirar ali mesmo, receber em casa ou em um locker. O cliente escolhe o locker mais próximo e recebe uma ativação de código de segurança para a retirada do produto. Além de vivenciar a união dos ambientes digital e físico, abre-se uma nova experiência ao consumidor, com maior comodidade e rapidez.

Em parceria com a InPost, os lockers são automatizados e funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana para que os clientes possam buscar suas encomendas no momento que lhe for conveniente. Em menos de 10 segundos, usando somente um QRCode recebido por e-mail, é possível retirar a mercadoria com sigilo e segurança.

Experiência de compra no Facebook via chatbot ou atendimento personalizado – Usando a tecnologia de chatbot plugada ao e-commerce Ciashop by TOTVS, o cliente da Omnistory pode tirar dúvidas, ver ofertas e até comprar pelo Messenger, do Facebook. Se o consumidor optar por falar com um atendente, basta apertar um botão, que a tecnologia o direcionará para um contato humanizado. Em breve os clientes poderão realizar compras da Omnistory também pelo WhatsApp.

Experiência de display commerce + Gôndola infinita – De dentro da loja, o cliente vivencia os benefícios do ambiente virtual. Um display commerce mostra mais informações do produto assim que essas mercadorias são retiradas da prateleira. Esta mesma tela traz a vivência do conceito de gôndola infinita, pois é possível comprar por lá mesmo qualquer produto, inclusive os que não estão na loja. O consumidor navega pelas informações, podendo fazer toda a compra e agendar a entrega do produto ou chamar o vendedor para que ele finalize o processo.

Experiência de Loja sem caixa com Machine Learning – Com um PDV móvel, a loja para de ocupar espaços com caixas e passa a utilizá-los com produtos ou outros meios para atrair o consumidor. Com este recurso, o vendedor consegue fazer todas as operações de rotina, com o diferencial de oferecer ao cliente um atendimento com a sensação de exclusividade, com conforto e sem filas, feito por um único funcionário.

Para garantir o sucesso das vendas, a Rede vai turbinar a Omnistory com algumas das suas principais soluções como o terminal inteligente Smart Rede, que combina a versatilidade dos dispositivos móveis com uma tecnologia multiuso baseada no conceito future-proof, que evita a troca de terminais para a aceitação de novas tecnologias que surgirão com o tempo.

Um outro diferencial na loja são os colaboradores, todos treinados para estimular a experimentação dos produtos por meio de um atendimento personalizado e interativo para envolver o consumidor.  Todas as inovações são integradas a um sistema de Mensuração de Resultados, o que permite o gestor da loja acessar informações completas do consumidor, avaliar e mensurar o potencial de cada solução apresentada no ponto de venda e refinar a estratégia de vendas em tempo real.

“A Omnistory é mais do que um ponto de venda ou uma loja de e-commerce, é um laboratório para aplicação de conceitos e soluções inovadoras para o varejo. É uma experiência de varejo que nasceu integrada: loja física, e-commerce, aplicativo, vending machine e shopping TV”, destaca Marcos Gouvêa, Fundador e Diretor-Geral do Grupo GS& Gouvêa de Souza.

Fonte: Startupi
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