Intenção de compra de marcas próprias chega a 58% entre brasileiros

O crescimento das marcas próprias no varejo

A intenção de ampliar compras de marcas próprias alcança 58% dos consumidores brasileiros, segundo levantamento da NielsenIQ apresentado no SIMP 2025, evento da ABMAPRO. A pesquisa indica que inflação e perda de renda impulsionam esse movimento.

“Os investimentos crescem em todos os nichos e projetamos R$ 153 bilhões em vendas, com praticamente todos os canais crescendo fortemente, em especial o Farma que vem com forte contribuição nessa projeção, mas com avanços cada vez mais relevantes nos canais C&C e Home Center”, explica a presidente da ABMAPRO, Neide Montesano.

Segundo a NIQ, a categoria cresce em média 9,2% ao ano no país, com maior concentração em autosserviços e canal Farma. Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo lideram o volume de vendas.

Entre as categorias mais consumidas estão bebidas vegetais, cortes suínos, absorvente interno, inseticidas aerossol e margarina, que juntas representam 42,5% do faturamento da modalidade no autosserviço.

Pietro Bastos, executivo da NielsenIQ, avalia que a tendência deve continuar. “Não se trata apenas de preço: as marca próprias ampliam acesso a categorias, qualidade e produtos saudáveis.”

Globalmente, a Marca Própria alcançou 22,8% de participação em 2024. A América Latina é a 2ª região com maior expansão, com destaque para Colômbia, Costa Rica, Argentina e Peru.

Fonte: SA+ Varejo

Private Label Brazil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.