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Benefício oferecido pela Marca Própria é razão do crescimento do segmentor revela especialista da KantarWordpanel, empresa global de análise de comportamento de consumo

por Redação Private Label
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A consultoria que monitora um universo de 55 milhões de famílias fará palestra na Private Label 2018 sobre as tendências de consumo no Brasil.

A KantarWordpanel, consultoria especializada em comportamento de consumo, estará presente na Private Label 2018, feira do setor de Marcas Próprias que acontecerá nos dias 29 e 30 de agosto no Transamerica Expo Center, em São Paulo. A Private Label é uma feira B2B que oferecerá às empresas de diferentes segmentos um espaço rico para conhecer potenciais parceiros e oportunidades de desenvolver negócios.

Segundo a KantarWordpanel, os produtos de Marca Própria já são comprados pela maioria dos lares brasileiros, mas o potencial de crescimento deste setor ainda é enorme. No Brasil esses produtos não chegam a 1% em valor, enquanto que na Europa 1/3 do que é vendido nas prateleiras é de Marca Própria. De acordo com a diretora de Marketing e Treinamento da KantarWordpanel, Maria Andréa Ferreira Murat, preço e promoções são fatores importantes para a escolha da Marca Própria, mas não são a chave para o crescimento do setor. Leia a seguir a entrevista:

Como será a participação da KantarWordpanel na Private Label?

Será realizada palestra sobre o cenário de consumo e tendências no Brasil, tanto para o total do mercado quanto para o segmento de marcas próprias.

Como é o trabalho de busca de informações sobre o mercado de consumo que a KantarWordpanel realiza?

A KantarWorldpanel é especialista global em comportamento de consumo. No Brasil, monitora semanalmente as compras de 11.300 lares, representando um universo de 55 milhões de famílias. Com isso, oferece ao mercado análises avançadas e soluções customizadas, acompanhando o desempenho de diversas categorias das cestas de alimentos, bebidas, higiene pessoal, limpeza doméstica e bazar.

Como o monitoramento do comportamento do consumidor pode ajudar nas estratégias de mercado das marcas próprias?

Entendemos hábitos e comportamentos de compra das famílias, considerando os canais que o consumidor frequenta, categorias adquiridas e as marcas escolhidas nas diferentes ocasiões. É possível identificar as maiores oportunidades por categoria e segmentos, além de mapear a performance da concorrência, preços praticados, promoções e perfil dos compradores.

Quais as tendências da Marca Própria neste momento de superação da crise econômica?

A Marca Própria representa mais de 1/3 do valor do mercado domiciliar na Europa Ocidental e 1/5 nos Estados Unidos. Porém, este cenário não é refletido na América Latina, que ainda apresenta um longo caminho de oportunidades pela frente, principalmente com o Brasil (1% em valor). No Brasil, marcas próprias atingiram crescimento, em valor, acima de 60% nos últimos 7 anos. Considerando somente os dois últimos anos, temos um aumento ainda mais significativo de cerca de 25%. Isso ocorre principalmente pelo aumento da lealdade dos consumidores mantidos por essas marcas, já que o gasto médio por ocasião cresceu mais de 30% nesse período. Cerca de metade dos consumidores de Marca Própria compram o segmento entre 1 e 3 vezes por ano e há grande oportunidade de aumentar a frequência de compra. O consumo se concentra no Estado de São Paulo, mas outras regiões começam a ganhar força.

O que busca hoje o consumidor da Marca Própria? Porque em alguns casos o produto de Marca Própria chega a ter receptividade bem perto da marca líder? Isso acontece pelo fator preço ou porque aquela marca consegue atender melhor o perfil do consumidor? 

O preço acessível e a promoção são fatores importantes na escolha da marca própria. Porém, a entrega do benefíciogarante a repetição de compra. O preço baixo em si não será a chave de crescimento para esse segmento. O principal consumidor de marcas próprias é a classe AB e em domicílios com 1 ou 2 membros, independentes e maduros (consumidor acima de 50 anos), esse é o principal comprador dos canais que hoje oferecem marcas próprias. Esses consumidores são mais leais ao varejista, compram mais categorias e gastam mais. A Marca Própria pode exercer importante papel na transformação, crescimento e desenvolvimento do varejista.

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