Private LabelLatinAmerica: sucesso da Marca Própria passa por seleção apurada de fornecedores

As palestras da Private Label – única feira B2B de Marcas Próprias e Terceirização da América Latina, realizada nos dias 29 e 30 de agosto, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, foram um sucesso de público. Em clima de otimismo em relação ao cenário do setor no Brasil, especialistas se revezaram para falar sobre os desafios do varejo e da indústria para que cada vez mais os produtos de Marca Própria estejam presentes nas prateleiras e na vida dos consumidores.

Os palestrantes Antônio Sá e Mariella Massa, da Amicci, empresa especializadaem desenvolvimento e gestão de marcas próprias para varejistas, falaram sobre “Como varejistas brasileiros estão avançando com Marcas Próprias, com velocidade e consistência”.

Segundo eles, o caminho para o sucesso da Marca Própria passa por seleção apurada de fornecedores, equipe técnica especializada na qualidade, objetivo de garantir o melhor produto, pesquisas rápidas com consumidores, inteligência de marketing para análise de dados, plano de comunicação bem estruturado para lançamento de produtos e cultura de equipe.

Sá apresentou dados da Nielsen sobre a participação de vendas das Marcas Próprias no varejo por país. A média global de participação nas vendas é de 16,6%. Suíça (42%), Reino Unido (42%) e Espanha (41%) apresentam os melhores índices. O Brasil aparece com 2%, e a venda está concentrada nos grandes varejistas.

A Amicci detecta como uma das principais dificuldades da MP no varejo e na indústria, a falta de foco. No varejo, a falta de consistência no posicionamento, a morosidade no desenvolvimento de produtos e a inexistência de fornecedores para algumas categorias. Na indústria, a falta de previsibilidade na demanda e o alto investimento na qualificação de fábricas. Esses entraves afetam o consumidor, que não entende o posicionamento da MP, desconfia da qualidade e não encontra os produtos no ponto de venda.

Apesar das dificuldades, o setor de Marcas Próprias passa por uma nova fase de evolução no Brasil. Pesquisas mostram que a Marca Própria já está presente em mais de 60% dos lares brasileiros e cada vez mais o consumidor busca por variedade de produtos Marca Própria.

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