Private LabelLatinAmerica: Diretora da Kantar avalia cenário de consumo e tendências

KantarWorldpanel, consultoria que monitora o consumo em um universo de 55 milhões de famílias, participou da Private LabelLatinAmerica 2018 com palestra sobre o cenário de consumo e tendências no Brasil, para o mercado em geral e para o segmento de marcas próprias.A feira aconteceu nos dias 29 e 30 de agosto, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, e foi marcada pelo otimismo dos especialistas em relação ao cenário do setor no

Brasil.
Segundo a consultoria no Brasil, marcas próprias atingiram crescimento, em valor, acima de 60% nos últimos 7 anos. Considerando somente os dois últimos anos, esse númeroé ainda mais significativo, cerca de 25%. Isso ocorre principalmente pelo aumento da lealdade dos consumidores mantidos por essas marcas.

Na palestra “Marca própria com propósito”, Lenita Vargas, diretora da KantarWorldpanel, afirmou que atualmente o consumidor compra de uma maneira mais interativa, múltipla e dinâmica. “Vivemos a era do engagement. Dados globais mostram que para os produtos de consumo o crescimento lento é o novo normal, descolado da evolução do PIB”, afirmou Lenita.
Nesse contexto, o varejo precisa direcionar o seu propósito às exigências do consumidor. A ótica do varejo deve estar focada na necessidade desse consumidor. Segundo Lenita, na era do engagement é fundamental que o propósito da marca própria seja percebido.
Pesquisa da Kantar mostra que no Brasil as marcas locais são importantes e ganham relevância. As Marcas Próprias já alcançam mais da metade dos domicílios brasileiros. O levantamento, feito neste ano, aponta que 49% dos consumidores compram marca própria de uma a três vezes por ano; 9%, pelo menos uma vez ao mês; e 64% repetem a compra (em 2017, a taxa de repetidores era 60%).
“O preço acessível e a promoção são fatores importantes na escolha da Marca Própria. Porém, a entrega do benefício garante a repetição de compra. O preço baixo em si não será a chave de crescimento para esse segmento”, segundo a diretora de Marketing e Treinamento da KantarWordpanel, Maria Andréa Ferreira Murat.

 

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